Espaço do sorvete da Anuga Brazil cria expectativas de empresários e público

É bem possível que o sorvete seja o alimento da preferência nacional, uma guloseima irresistível em um país tropical com sol quase o ano inteiro. Estamos falando de um segmento que fatura algo em torno de R$ 14 bilhões por ano, segundo a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias do Setor de Sorvetes). Tamanha aceitação fez com que a iguaria recebesse espaço destacado na Anuga Select Brazil 2024, com a realização da Estação Sorvetes by Abis, iniciativa da própria associação, que tem a parceria da Koenlmesse Brasil, promotora do evento.

Será um espaço especial que contará com a fabricação e degustação de sorvetes, além do fornecimento de informações sobre o setor aos visitantes da principal Feira de alimentos e bebidas do país, que abrirá suas portas entre os dias 9 e 11 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Esta será a primeira ação realizada por nós em parceria com a Anuga, e já a partir de 2025 implementaremos um novo espaço, a ‘Praça ABIS’, uma ilha dentro da Feira, que irá otimizar e trazer uma amostra significativa da cadeia produtiva do mercado sorveteiro para o evento”, adianta Eduardo Weisberg, presidente da ABIS.

Para Weisberg, a Anuga Select Brazil aporta o conceito de setorização e destaca a diversidade da indústria de alimentos e bebidas, incluindo produtores, fabricantes, importadores, exportadores, equipamentos e serviços para food service, além de agências de comércio exterior.

“O nosso objetivo é atualizar e promover de maneira recorrente ações que visam estimular a produção, o crescimento econômico e a prosperidade para os micros, pequenos e médios empresários que atuam no amplo e diversificado universo do sorvete em nosso País “, destaca.

A gerente de Projetos da Koelnmesse Polliana Claudino enfatiza que a parceria com a Abis sempre foi muito produtiva, desde a primeira edição da Anuga Brazil, e neste ano a cooperação ficou ainda mais intensa. Ela cita, além da Estação Sorvetes by Abis, com a presença de vários associados da entidade, o lançamento da Clash 2025 dentro da Anuga. É o Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados, com a participação dos principais representantes do setor.

Polliana adianta também que pesquisas realizadas nas edições anteriores da Feira indicam que os visitantes querem encontrar não só espaço físico com marcas do setor, mas também conteúdo. “Por isso a gente tomou essa estratégia de ampliar a participação da Abis na edição”, afirma.

Mercado do sorvete

É justamente os micros, pequenos e médios empresários que constituem a espinha dorsal do segmento no Brasil. Existem atualmente em torno de 11 mil empresas ligadas à produção e comercialização de sorvetes industriais e artesanais, que respondem pela geração de 300 mil empregos diretos e indiretos. Mais de 90% das empresas são compostas por micro e pequenas, informa a ABIS.

O consumo médio per capita hoje, de acordo com as últimas pesquisas realizadas pela ABIS, gira em torno de cinco litros por ano. Volume bem abaixo ao consumo registrado em outros países: a Nova Zelândia, os Estados Unidos, a Austrália e a Suécia, por exemplo, registram respectivamente um consumo per capita de 28,3 litros, 20,8 litros, 18,1 litros e 14,3 litros /ano.

Já o consumo de sorvetes no Brasil, dividido por região, registra os seguintes percentuais: Sudeste (52%), Nordeste (19%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).

Anuga Select Brazil

Data: 9 a 11 de abril de 2024

Horário: 10h às 19h

Local: Distrito Anhembi

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP.

Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, ABRASEL, APEX-BRASIL, EMBRAPA, EXPO SUPERMERCADOS e FGV EUROPE.