Castelo Saint Andrews terá capela inspirada em catedral escocesa

O Castelo Saint Andrews, na encantadora Gramado (RS), terá uma capela inspirada na catedral da cidade de St. Andrews, Escócia. A capela está sendo construída com a proposta de trazer aos hóspedes e visitantes uma viagem no tempo, mostrando um pouco a história da catedral de Saint Andrews. “Nossa maior inspiração foi a catedral Saint Rules em Saint Andrews na Escócia, que é o prédio mais conservado e impactante do complexo, com suas torres duplas abertas à visitação. O projeto da capela será uma forma de manter a fé, paz e harmonia em um ambiente acolhedor, e que também traga um pouco da história que o estilo do hotel imprime”, explica o designer Andrei Ara, responsável pela área de design e pelos projetos do Hotel Saint Andrews.

Com conclusão prevista para junho deste ano, a capela está sendo construída através da técnica de construção por Cantaria, que utiliza pedra lavrada de maneira precisa, de modo que as peças se ajustam perfeitamente umas sobre as outras sem o auxílio de argamassa aglutinante. “Para o assentamento rigoroso utilizam-se grampos metálicos não aparentes. Apesar de ser um serviço sofisticado, que exige profissional bastante habilitado, trata-se de uma técnica milenar. Os templos gregos e romanos e as grandes catedrais medievais, como a Saint Andrews, foram, em sua maioria, executadas em cantaria”, explica Andrei Ara.

Segundo o designer, o projeto utiliza blocos de pedras Ferro, tendo como um dos principais pilares a preservação do meio ambiente. “A paisagem ao redor da nossa capela é exuberante, abundante e diversa, com um paisagismo totalmente integrado a vegetação característica da região. Ao fundo, temos uma mata nativa totalmente preservada”, acrescenta. A capela terá como proposta proporcionar acesso dos visitantes a acontecimentos históricos, além de um calendário de atividades restritas aos hóspedes.