LATAM obtém lucro líquido de US$ 258 milhões

O grupo LATAM anunciou seus resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024, mantendo uma tendência positiva em seu desempenho operacional e financeiro devido a uma forte demanda, eficiência em custos e uma sólida participação no mercado. Com isso, o grupo obteve receitas operacionais totais de US$ 3,3 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 18,4% em relação ao mesmo período de 2023, explicado principalmente por um aumento de 21% nas receitas de passageiros. O lucro líquido no período foi de US$ 258 milhões.
O grupo não apenas registrou uma nova margem EBIT ajustada recorde de 13,9% e geração de EBITDAR ajustado de US$796 milhões no período, como também atualizou seu guidance para 2024, com base no forte desempenho do primeiro trimestre e no comportamento positivo da demanda. O grupo projeta um EBITDAR ajustado anual (lucro antes de impostos, tributos, depreciação e amortização e custos) entre US$ 2,75 bilhões e US$ 3,05 bilhões, superior ao guidance divulgado em dezembro do ano passado, que ficou entre US$ 2,6 bilhões e US$ 2,9 bilhões.

 

“O trabalho sistemático do grupo LATAM se traduziu em resultados financeiros e operacionais sólidos e consistentes no primeiro trimestre, impulsionados pelo pico da temporada de férias, com tráfego que já superava os indicadores pré-pandemia. Esses resultados nos levaram a atualizar para cima o nosso guidance de 2024, o que, no caso do EBITDAR ajustado, se traduz em um aumento de aproximadamente 10% a 22% em relação ao ano anterior”, afirma Ramiro Alfonsín, CFO do grupo LATAM Airlines.

 

O grupo LATAM fechou o trimestre com US$ 2,9 bilhões de liquidez, impulsionado por uma geração de caixa de US$ 137 milhões no período. Estes números refletem sua forte estrutura de capital, bem como o foco contínuo do grupo na eficiência de custos, o que lhe permitiu manter o seu CASK ex-passageiros de combustível em US$ 4,3 centavos.

 

Em nível operacional, nos primeiros três meses do ano, o grupo LATAM transportou 20,2 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 19,4% em relação ao mesmo período de 2023. O volume é explicado pelo aumento de 32,5% de passageiros transportados no segmento internacional, 26,0% nos mercados domésticos das afiliadas do Chile, Colômbia, Equador e Peru, e 9,1% no mercado doméstico da afiliada no Brasil, refletindo assim o compromisso do grupo LATAM em fornecer serviços eficientes e confiáveis ​​para seus clientes por meio de uma rede única na região.

C.Turismo

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