Grupo de artesãs de Porto Seguro participará de festival em Salvador

Entre os dias 17 e 19 de maio, Salvador será sede do Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba). O evento realizado pelo Artesanato da Bahia, com investimentos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), terá empreendimentos de diversos territórios de identidade, como a Costa do Descobrimento que será representado pelo grupo Artesanatos 3 Irmãs, de Porto Seguro.

O festival ocorrerá na Arena Fonte Nova e terá – além da feira – manifestações culturais, salão de negócios e qualificação. Confirmado para participar do evento, o empreendimento Artesanatos 3 Irmãs é integrado por cinco mulheres e, desde 2022 vê na economia solidária uma forma de emancipação e geração de renda.

Elas utilizam técnicas como montagem, reciclagem e modelagem com matéria-prima de argila, materiais recicláveis, madeiras de demolição, sobras de tecidos, bucha vegetal e palhas de milho. Representante do grupo, Geliane Matos, lembra que a tradição do grupo buscou inspiração na matriarca, sua mãe, Dona Margarida, que desde a década de 1980 já fazia pinturas em cerâmica, bordados em calçados e pinturas em tecidos e porcelanas. Ela também é costureira e faz bonecas em pano.

Foi durante a pandemia de Covid-19 que o empreendimento familiar começou a intensificar sua produção, quando Geliane e suas irmãs, em isolamento na zona rural, iniciaram a produção de máscaras de proteção em tecido para doações, além de outras costuras. O projeto maior, com o surgimento do Artesanatos 3 Irmãs, surge então em 2022 de maneira formalizada.

Acompanhamento do CESOL

O grupo socioprodutivo é acompanhado pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Costa do Descobrimento e Extremo Sul. Frequentemente são feitas visitas de acompanhamento com orientações ao empreendimento, bem como formações, estudo de precificação e apoio no acesso a mercados, feiras e eventos com o Fenaba.

“O Cesol atua como um parceiro estratégico, oferecendo suporte e orientação para o desenvolvimento do grupo. O diferencial do Cesol na nossa caminhada está na sua competência em acompanhar empreendimentos econômicos solidários e na sua abordagem participativa. Por meio do Cesol Costa do Descobrimento fortalecemos nossa organização interna. O Cesol oferta capacitação em gestão e empreendedorismo, auxilia na elaboração de planos de negócio e orienta para a busca de financiamentos.”, avalia Geliane Matos.

Para ela, o acompanhamento do Cesol é fundamental para o crescimento e sucesso do grupo Artesanatos 3 Irmãs. “Sua experiência e suporte nos ajudaram a superar alguns desafios e alcançar nossos objetivos.”, acrescenta a empreendedora.

O coordenador geral no Cesol Costa do Descobrimento e Extremo Sul, Robson Andrade, comemora a participação do grupo socioprodutivo no festival. Para ele, o evento é uma oportunidade ímpar.

“Sem dúvida alguma esta é uma oportunidade incrível para um grupo que é do nosso território, da Costa do Descobrimento, mostrar seu talento e suas belas artes que contam com o acompanhamento constante e orientações a partir da política pública do Cesol com a chancela da Setre. Além da visibilidade, o grupo terá a oportunidade de comercializar seus produtos e criar relacionamento com outros parceiros e empreendimentos do artesanato.”, aposta Andrade.

A 1ª edição do Fenaba é gratuita e aberta ao público e contará com uma programação diversa que inclui manifestações culturais, salão de negócios, qualificação, feira, gastronomia, moda artesanal e shows.
O primeiro lote de ingressos para o público já foi esgotado, mas quem quiser participar poderá garantir o acesso gratuito mediante retirada de ingressos no segundo lote disponível a partir deste terça-feira (14) no link: https://www.sympla.com.br/evento/1-fenaba-festival-nacional-de-artesanato-na-bahia/2461062?referrer=www.google.com

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com