Aeroporto Internacional de São Paulo completa 12 anos de concessão; veja

Mais de 390 milhões de passageiros já circularam pelo maior complexo aeroportuário da América do Sul desde o início da gestão de GRU Airport, em 2012. Cerca de 15 milhões de pessoas usaram, nos últimos 12 meses, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, como conexão. Por dia, passam pelo aeroporto mais de 113 mil passageiros. São mais de 100 destinos diretos, o que mostra a importância deste aeroporto para a conectividade do Brasil com o mundo, se consolidando também como o principal terminal logístico do país, processando anualmente mais de 650 mil toneladas de carga.

Em julho, a concessionária completa 12 anos de gestão. Desde o início, muitas obras importantes foram entregues, como o Terminal 3, Edifício Garagem, melhorias na área interna, com nova sala de embarque remoto e o embarque doméstico centralizado no Terminal 2, onde também foi ampliada a inspeção de raios-x, o que permitiu ainda proporcionar uma nova experiência gastronômica após o protocolo de embarque com novos restaurantes.

Em 2024, estão sendo realizados investimentos destinados a melhorias e manutenção das áreas de circulação de passageiros. Entre elas, inovações no embarque e desembarque de passageiros, modernização do sistema de som, ampliação das vias para embarque e desembarque de carros de aplicativos, implantação de um novo serviço gratuito de transfer dentro dos terminais – veículo elétrico, que facilita o deslocamento dos clientes em conexão entre os Terminais 2 e 3 -, reforma de sanitários, renovações na ambientação da estrutura física, que incluem troca de pisos, pinturas de paredes, além de substituição de forros e iluminação.

As áreas comerciais também foram ampliadas ao longo dos anos e, atualmente, são mais de 300 opções de comércio, serviços e experiências gastronômicas – que vão desde opções de cafés a restaurantes com culinária internacional. No leque de comércio e serviços, destacam-se ofertas de farmácias, casas de câmbio, lojas de roupas e acessórios, eletrônicos, perfumarias e souvenirs, cabeleireiro e barbearias.

As salas VIP apresentam importante crescimento ao longo dos anos, já são 24 operações nos três terminais, atendendo a passageiros de voos domésticos e internacionais, com oferta de experiências exclusivas dentro do aeroporto. O Fast Track chegou para acelerar a inspeção de segurança no processo de embarque em todos os terminais de GRU Airport. Além disso, estão disponíveis os serviços de Concierge/Meet & Assist, que auxiliam os viajantes em cada etapa do embarque e desembarque no aeroporto, com atendimento único e especial para dar tranquilidade ao passageiro para que ele possa curtir a viagem antes mesmo de chegar ao seu destino final.

 

Ao longo de 2024 e nos próximos anos, os viajantes – em conexão, a trabalho ou lazer, poderão viver uma experiência ainda mais exclusiva em GRU Airport, mesmo antes de entrar no avião, com mais mobilidade e modernização.

 

GRU Cargo

O terminal de cargas também tem recebido investimentos, com foco na ampliação de área, juntamente com um consórcio liderado pela Brookfield – a partir da construção de novos armazéns logísticos, que vão permitir expandir a capacidade de processamento da carga doméstica, internacional e de cargas destinadas ao e-commerce. Esta expansão foi dividida em duas fases: a primeira já entregue e em preparação para operar, e a segunda com obras iniciadas.