Azul dobra frequência de voos de BH para Curaçao
Com um ano recém completado de operação para Curaçao, no Caribe, a Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, irá dobrar a quantidade de viagens para a ilha caribenha, saindo de Belo Horizonte (MG), a partir de 9 dezembro. Outra novidade será a inclusão da conexão de Curaçao com Fort Lauderdale, na Flórida, oferecendo aos clientes a opção de esticar o passeio até os Estados Unidos.
A operação entre Belo Horizonte e Curaçao iniciou no dia 24 de junho de 2023, com uma frequência semanal e, em menos de um ano, com o apoio do Governo de Minas, a Azul ampliou para dois voos. Agora, seguindo a boa receptividade da rota, a companhia, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, Escritório de Turismo de Curaçao, a Invest Minas, agência de atração de investimentos ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), aumentou novamente em 100% a oferta de voos e assentos que partem do BH Airport para Curaçao. Além disso, o voo agora também continuará para o aeroporto de Fort Lauderdale, sendo mais uma opção aos turistas e moradores da ilha de conexão com os Estados Unidos.
Para César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul, a ampliação é resultado da boa demanda. “Curaçao já é um sucesso de procura como destino para férias, é uma ilha com um clima agradável e que pode ser visitada em qualquer época do ano. Agora, também vamos incluir mais uma conexão no voo, que vai permitir, por exemplo, que o cliente vá para Curaçao e depois faça compras em Fort Lauderdale, usando o mesmo bilhete”, afirma César.
“Estamos muito contentes com o aumento da frequência dos voos da Azul entre Belo Horizonte e Willemstad. Ainda mais sendo em um ano que estamos batendo todas nossas metas na chegada de turistas do Brasil. Curaçao continuará de braços abertos para receber mais brasileiros”, afirma Ruisandro Cijntje, ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao.
Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, a expansão de voos internacionais em solo mineiro se deve à política do Governo de Minas de incentivo fiscal às companhias aéreas. Em janeiro de 2023, o governador Romeu Zema assinou um decreto que reduz ou isenta a alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação.
“Essa medida estimulou o crescimento dos voos internacionais em Minas e o anúncio da Azul mostra que estamos no caminho certo. O turismo no estado lidera o crescimento no país há mais de um ano e estar na rota de Curaçao e dos Estados Unidos com maior frequência seguramente trará mais turistas e investimentos para Minas”, afirma Oliveira.
“O trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado para o setor aéreo, realizado pela Invest Minas, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem dado cada vez mais frutos positivos. O último deles é o anúncio da Azul com a extenção desta rota, incluindo os Estados Unidos. Isso demonstra que essa rota entre BH e Curaçao, recentemente lançada, tem tido uma demanda crescente de passageiros, o que fez com que a empresa decidisse ampliar esses voos. São novas opções de conexão para os mineiros e novas possibilidades de mais turistas e mais investimento para Minas Gerais”, comenta Ronaldo Barquette, diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas.
“Curaçao é um destino lindo e estamos trabalhando para que cada vez mais mineiros e brasileiros o conheçam. Nossos esforços e a parceria com a Azul Linhas Aéreas e Azul Viagens já têm tido ótimos resultados, e uma consequência é o lançamento dos novos voos diretos do BH Airport para a ilha. Isso quer dizer mais praticidade e flexibilidade na hora de programar suas férias do sonho no nosso paraíso caribenho”, comenta Janaina Araújo, representante de Curaçao no Brasil.
O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, comemora a ampliação. “Temos orgulho de ser o único aeroporto no Brasil que oferece essa rota, que é um sucesso e atrai passageiros de diferentes regiões interessados nas belezas dessa ilha caribenha. Agora, com mais voos semanais e a conexão com Fort Lauderdale, que agrega muito ao roteiro de viagem, essa rota ficou ainda mais atrativa e com certeza trará mais passageiros para o nosso terminal. Também estamos muito felizes com esse trabalho em conjunto com os governos de Curaçao e de Minas Gerais, que só fortalece o turismo e o desenvolvimento na nossa região”, afirma.
Curaçao está localizada no mar do Caribe e já é um dos destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros, segundo o levantamento da Azul Viagens, operadora de turismo da Azul. A ilha oferece diversas atividades ao ar livre, como mergulho, snorkeling, windsurf e outros. A beleza das suas praias, com vários tons de azul, sua capital com arquitetura holandesa, seu clima e receptividade da população encantaram os brasileiros. Em um ano de operação na ilha, a Azul já transportou mais de 22 mil clientes e realizou mais de 170 voos entre Belo Horizonte e Curaçao.
Os novos voos já estão disponíveis no site da Azul, na central de vendas ou nas agências de viagens parceiras.