Uruguai conecta turismo brasileiro com oportunidades exclusivas

Com o objetivo de estreitar as relações comerciais e promover o intercâmbio turístico entre o Uruguai e o Brasil, o Ministério de Turismo do Uruguai, representado por Mariella Volppe, Responsável pela Difusão e Marketing, e a Câmara Uruguaia de Turismo (Camtur), representada por Marina Cantera, Presidente da Camtur, e Maria Julia Fernández, Coordenadora de Promoção da Camtur, realizaram dois encontros estratégicos em Curitiba e São Paulo, que reuniram 240 operadores, agentes do setor e profissionais de MICE.

Os eventos bilaterais, sob o nome “O Incrível Uruguai”, foram projetados para fomentar o diálogo direto entre a delegação uruguaia, composta por representantes de hotéis e centros de convenções de alto nível, operadoras de turismo e do destino Colônia, e os convidados do Brasil,  facilitando a troca de informações, parcerias e negociações comerciais. Em painéis temáticos, que antecederam as rodadas de negócios, destinos icônicos como Punta del Este, Montevidéu e Colônia do Sacramento; ofertas únicas em gastronomia e enoturismo; novas rotas turísticas, como a Rota do Queijo em Colônia e a Rota da Vinha e dos Olivais; além da recente associação das “Bodegas de Colonia”, uma novidade no mercado brasileiro, foram destacados.

Marina Cantera destacou a robusta estrutura do Uruguai para a realização de eventos de grande porte, como feiras, shows e congressos, além de enfatizar as oportunidades únicas que o país oferece para o turismo a passeio. Complementando, Maria Julia Fernández ressaltou a infraestrutura sólida do Uruguai para eventos internacionais, destacando a facilidade de acesso ao país a partir de Buenos Aires, Argentina, por meio de rápidas conexões por barco, o que simplifica a logística para esses eventos.

“Temos muitas vinícolas adaptadas para receber turistas e produzir vinhos de qualidade internacional, que competem no cenário mundial,” afirmou Mariella Volppe, ressaltando a experiência única proporcionada pelas vinícolas familiares do país, que criam um ambiente mais íntimo e acolhedor. “O que os brasileiros mais gostam é serem recebidos pelos próprios donos das vinícolas, como se fossem parte da família,” acrescentou.

Para tornar tudo isso ainda mais atrativo, o Uruguai tem proporcionado uma série de benefícios fiscais para turistas estrangeiros. Estes incluem isenção de IVA em hotéis e alojamentos, reembolso de 9% de IVA em serviços gastronômicos, catering para eventos, aluguel de veículos sem condutor e mediação no arrendamento de imóveis com destino turístico. Esses benefícios se aplicam a serviços pagos com moeda eletrônica, cartões de débito ou crédito, garantindo economia e incentivando o turismo no país.

Os eventos foram realizados no dia 27 de agosto em Curitiba, no Hotel Qoya by Hilton, e no dia 28 de agosto em São Paulo, no Hotel Tivoli Mofarrej, refletindo a importância estratégica de ambas as cidades para o turismo entre Brasil e Uruguai. Em Curitiba, 100 participantes, incluindo operadores e agências de viagens, participaram de rodadas de negócios focadas nas oportunidades de conectividade e nas experiências diversificadas que o Uruguai pode oferecer aos turistas brasileiros. Em São Paulo, 140 profissionais do setor participaram de painéis e discussões visando ampliar o alcance dos destinos uruguaios no mercado brasileiro.