ABAV Expo: ABAV Nacional, compromisso com o futuro sustentável
A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens), maior entidade brasileira de representatividade das agências de turismo nacionais, se destaca por seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, alinhado à Agenda 2030 da ONU. Essa agenda global, firmada em 2015 por 193 países, reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas com o propósito de erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos, respeitando os limites do planeta.
Inspirada por essa missão, a ABAV consolidou sua jornada rumo ao desenvolvimento sustentável por meio da Jornada ABAV ESG, incorporando em seu principal evento, a ABAV Expo, uma abordagem focada nas três dimensões do ESG (Ambiental, Social e Governança).
O ponto de partida para a implementação dessa jornada foi um levantamento detalhado das práticas já realizadas e dos fornecedores locais em cada destino onde a ABAV Expo passou a ser realizada de forma itinerante, a partir de 2019. Com o retorno dos eventos presenciais, em 2022, em Olinda/Recife, a associação reativou as práticas ESG iniciadas em São Paulo: como a compensação de carbono, a coleta seletiva de lixo e a adoção de scooters para pessoas com mobilidade reduzida.
A Jornada ABAV ESG foi comunicada ao público de forma ampla em agosto de 2023, em uma coletiva de imprensa.
Reconhecimentos e premiações
A Jornada ABAV ESG já acumula importantes conquistas. Em 2023, a ABAV Nacional recebeu o Certificado Evento Neutro, concedido pela Eccaplan, pelo controle e compensação das emissões de carbono nas edições da ABAV Expo. O primeiro selo de quantificação e redução de carbono destinado a eventos no Brasil.
Ainda em 2023, a ABAV conquistou o Certificado “Sou Resíduo Zero”, reforçando seu compromisso com a gestão responsável de resíduos durante seus eventos. Em 2022, a Associação já havia recebido o “Certificate of Verified Carbon Unit (VCU) Retirement” e o “Certificado de Neutralização”, consolidando sua liderança em ações de sustentabilidade no turismo.
Ações de curto e médio prazo para a ABAV Expo 51
Expositores
• Incentivo aos expositores para apresentarem iniciativas e soluções mais sustentáveis. Todos preenchem um questionário com as atividades propostas ao evento e após a avaliação do comitê técnico pode ser concedido o SELO 1 de início da jornada ou SELO 2 para os que já iniciaram as jornadas de 2023 (G)
Credenciamento
• Credencial impressa no local em papel reciclado (E)
• Opcional a entrada com uso de QR code para credenciais, eliminação do uso de papel (EG)
• Descarte do plástico e destinação correta para os que optarem pela credencial impressa (E)
• Entrada gratuita para profissionais do trade (S)
Capacitação
• Jornada 2030 – Projeto que apresenta webseries pré-evento com casos de sucesso no turismo sustentável no Brasil e no mundo (G)
• Inclusão de linguagem brasileira de sinais nas palestras oferecidas em todas as capacitações da ABAV Talks (S)
• Gratuidade das palestras e capacitações para todo o público visitante e posteriormente ofertadas ao público final, através de redes sociais (respeitando as cessões de direitos de imagem) (S)
Inclusão
• Visitas guiadas pré-agendadas após preenchimento de requisição via sistema de credenciamento e disponível nos três dias do evento para pessoas com deficiência visual ou auditiva ou ambas (S)
• Oferta de scooter para pessoas com dificuldade de locomoção (S)
• Continuação do Programa Voluntários na ABAV, com integração à equipe, beneficiados com uniforme e ajuda de custo (G)
Diminuição de Impacto Ambiental
• Não utilização de carpete nas áreas comuns da feira (E)
• Lixeiras para coleta seletiva (E)
• Estandes institucionais da ABAV são realizados em salas construídas diminuindo a utilização de materiais para montagem (E)
• Incentivo de brindes sustentáveis e úteis para a mídia e visitantes em geral (EG)
• Inserção de agenda digital de palestras no site e em totens na feira, eliminando o uso de papel. (E)
• Incentivo ao uso de QR codes na sala de imprensa, sem uso de papelaria ou mesmo dispositivos como USBs, para os mídia kits. (GE)
A partir dessas iniciativas, a ABAV intensifica o engajamento do trade turístico, incentivando tanto expositores quanto visitantes a se alinharem às práticas ESG, promovendo ações de impacto positivo dentro do evento e no setor.