Embratur mostra como o chocolate impactou o turismo da Amazônia

Com voz embargada e às lágrimas, a chocolateira Diana Gemaque conta como o projeto Guardiãs do Cacau mudou a vida dela e de mulheres ribeirinhas na comunidade Acaraçu, no município de Acará (PA). “Cada turista que vem nos mostra o quanto é importante o trabalho que a gente faz”. Luciene é uma das oito mulheres que fazem parte da iniciativa que é um dos destaques no segundo episódio do Turismo Transforma, websérie produzida pela Embratur que mostra o impacto do setor na vida das pessoas.
O segundo episódio da segunda temporada do Turismo Transforma, que tem os Rios da Amazônia como tema central, exibe a importância do Rio Acará, no Pará, e do Rio Negro, no Amazonas, para o desenvolvimento do turismo, da estruturura hoteleira e na geração de emprego e renda na região amazônica.
“O Turismo Transforma é uma ferramenta importante de divulgação e promoção de diversos destinos brasileiros. Nós queremos que a Amazônia seja um destino turístico ainda mais relevante e que o Brasil e o mundo venham visitar essa região cada vez mais, contribuindo com o desenvolvimento local, a geração de emprego e renda, e com a preservação da floresta”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Os rios e tudo o que se conecta à natureza ajudam a promover a Amazônia enquanto opção de destino aos visitantes internacionais. Para quem quer se hospedar e viver experiências incríveis na floresta, o Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas, está entre os principais destinos. E essa procura pela região reflete no negócio do senhor Raimundo Oliveira, uma pousada às margens do Rio Negro. “Ano passado foi um ano que eu nunca pensei em dar tanta gente como deu, gente de todo o canto que aqui vem”, conta.
“Esse rio representa o começo da minha vida. A vida era muito difícil. Ninguém tinha o que nós temos hoje. Eu fui uma pessoa que não teve estudo e construí tudo isso. A gente pensa em fazer mais coisas e vamos conseguir, se Deus quiser”, completa o empresário.
Voos internacionais
Aumentar os voos que conectam o Brasil ao mundo é uma das estratégias da Embratur para alcançar o mercado internacional e já está dando resultados. No primeiro semestre de 2024, 18.566 turistas estrangeiros desembarcaram no Amazonas, representando um aumento de 23,37% em relação ao mesmo período de 2023.

“As estratégias de promoção dos destinos brasileiros refletem na atração de mais voos internacionais, convertendo na chegada de mais turistas estrangeiros. E mais turistas visitando o nosso país é geração de emprego e renda e desenvolvimento para as comunidades locais”, reforça o presidente da Embratur.
Capacitação de operadores
A Embratur está promovendo uma série de webinars, em parceria com o trade do Amazonas (ABAV-AM, Amazonastur, Manauscult e Amazonas Cluster de Turismo), para capacitar associações de turismo, operadores e agentes de viagens do mercado europeu sobre diversidade e oferta de destinos brasileiros da Amazônia. A programação envolve Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha. A companhia aérea TAP também participa da capacitação, que tem a missão de consolidar Manaus como portão de entrada da Amazônia.
Campanha internacional
Para promover nos Estados Unidos os principais atrativos da Amazônia, a Embratur lançou uma campanha publicitária para atrair turistas norte-americanos aos destinos da floresta. O slogan “Brazilian Amazon, an inner journey” ou “Amazônia Brasileira, uma jornada interior” traz o conceito de um reencontro interior a partir de reconexão com a natureza no maior e mais importante bioma do mundo. Além das peças publicitárias, a Embratur montou uma Galeria Visit Brasil dedicada à Amazônia, em Nova York, e está realizando duas famtours na região.
Turismo Transforma
A websérie, que publicou o seu primeiro episódio em novembro de 2023, tem, literalmente, o objetivo de mostrar como o turismo transforma vidas. A série de mini documentários mostra, inclusive, que todos ganham com o turismo, inclusive o poder público, que arrecada mais com a entrada de divisas através do consumo dos visitantes estrangeiros. O Turismo Transforma já abordou temas como turismo religioso, afroturismo, turismo de base comunitária e produção e cadeia turística no Brasil. Os nove episódios estão disponíveis no canal da Embratur, no YouTube.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com