Aeroporto de Ilhéus conquista 100% de aproveitamento por meio do GEIV
Com infraestrutura de ponta disponível aos seus passageiros e aeronautas, o
Aeroporto de Ilhéus reafirmou seu compromisso com a segurança operacional após
atingir, nesta sexta-feira (17), a marca de 100% de aproveitamento em inspeção do
PAPI (do inglês, Precision Approach Path Indicator) na cabeceira 11 do aeroporto.
O equipamento, também disponível na cabeceira 29, funciona como um auxílio
visual de precisão que orienta o piloto a obter e a manter a aproximação correta
para pouso, garantindo que as aeronaves se aproximem com mais segurança e
eficiência.
A vistoria foi realizada pelo Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV), da Força
Aérea Brasileira (FAB). Durante o período de aproximadamente duas horas, a
aeronave Hawker IU-93A realizou diversas passagens baixas na pista de pouso e
decolagem do terminal para a aferição e regulagem dos instrumentos.
De acordo com Marcos Mariano, gerente do Aeroporto de Ilhéus, os resultados
refletem o compromisso da concessionária em proporcionar experiências de
viagens mais seguras, ágeis e confortáveis aos usuários do empreendimento.
“Sempre é um prazer receber as equipes do GEIV em nosso terminal. Com a
inspeção realizada nesta tarde, temos a certeza de que o Aeroporto de Ilhéus está
cada vez mais preparado para receber, operações da aviação comercial e geral em
total segurança no principal terminal aéreo da Costa do Cacau", avalia.
Como funciona o PAPI?
O PAPI, cuja tradução literal consiste em “Indicador de Percurso de Aproximação
de Precisão” é um equipamento que permite que o piloto saiba se está fazendo
uma descida correta até a pista – ou se está mais alto ou mais baixo do que a
posição ideal.
É composto por quatro caixas que produzem feixes de luz com variações de
vermelha a branca. Elas permitem que o piloto identifique o posicionamento da
aeronave no momento do pouso:
· 2 vermelhas e 2 brancas: o piloto está no ângulo de descida ideal;
· 3 ou 4 brancas: ângulo de descida alto;
· 3 ou 4 luzes vermelhas: está aproximando muito baixo