Brasil e Panamá firmam plano de cooperação turística

O Brasil e o Panamá deram um passo estratégico no fortalecimento das relações bilaterais ao assinarem, nesta quarta-feira (28/01), na Cidade do Panamá, o Plano de Ação para Implementação do Acordo de Cooperação Turística entre os dois países. O ato contou com a presença do ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o Fórum Econômico Internacional da América Latina, e marca uma nova etapa da parceria entre o Ministério do Turismo do Brasil e a Autoridade de Turismo do Panamá.

O plano prevê ações para ampliar o fluxo de turistas entre as duas nações e o intercâmbio de melhores práticas em inovação, sustentabilidade, acessibilidade, governança e uso de dados e estatísticas do setor, alinhados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No ano de 2025, o Brasil recebeu 16.492 turistas do Panamá. Em comunicado conjunto, os presidentes Lula e José Raúl Mulino Quintero saudaram a assinatura do Plano de Ação para a Implementação do Acordo de Cooperação Turística entre o Ministério do Turismo do Brasil e a Autoridade de Turismo do Panamá, orientado a ampliar a cooperação no âmbito do turismo, com base nos princípios da igualdade e benefício mútuo.

Entre os eixos previstos estão, ainda, o compartilhamento de informações e experiências em segmentos turísticos estratégicos, como inovação e transformação digital, turismo de natureza, sol e praia, turismo indígena (Experiências do Brasil Original), turismo cultural, náutico e de cruzeiros, gastronomia, aventura, afroturismo e o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes.

O acordo foi assinado pelo ministro Gustavo Feliciano e pela ministra e administradora da Autoridade de Turismo do Panamá, Gloria De León Zubieta.

A assinatura integra a agenda da visita oficial do presidente Lula ao presidente do Panamá, José Raúl Mulino, nos dias 27 e 28 de janeiro — a primeira do chefe de Estado brasileiro ao país neste mandato. A participação do ministro do Turismo na comitiva reforça o papel estratégico do setor como vetor de integração regional, desenvolvimento econômico e geração de oportunidades.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com