48ª Abav TravelSP compensa 2 toneladas de carbono

A 48ª edição da Abav TravelSP, realizada em Campinas nos dias 11 e 12 de março, consolidou suas ações ESG com destaque para a compensação de 2 toneladas de emissão de gases de efeito estufa (CO2 equivalente). A iniciativa faz parte de um plano estratégico da Abav-SP | Aviesp para contribuir com o desenvolvimento sustentável, unindo o poder de compra do setor à preservação ambiental.

As emissões geradas foram compensadas por meio do projeto Amazônia Brasileira REDD+, que atua na proteção de florestas em regiões com altos índices de desmatamento no Bioma Amazônico. Todo o processo de mapeamento, inventário e certificação contou com a consultoria técnica da ESG Pulse, plataforma independente que utiliza padrões globais como a ISO 20121, o Protocolo GHG e a ABNT PR 2030.

O cálculo das emissões adotou a abordagem de Controle Operacional, mensurando o impacto direto e indireto de transportes (aéreo e terrestre), transporte de carga, alimentação, energia elétrica e geradores.

Além da compensação, o evento passou por uma rigorosa verificação de práticas ESG. Das 40 atividades mapeadas, 87% já estão totalmente alinhadas com as diretrizes de sustentabilidade. O diagnóstico foi dividido em três eixos fundamentais:ambiental (14), social (20) e governança (6).

A parceria entre a Abav-SP e a ESG Pulse visa acelerar a implementação de práticas sustentáveis em toda a cadeia do turismo. “Este engajamento demonstra um papel de liderança na transformação do mercado”, afirma Bruno Waltrick, presidente da Abav-SP | Aviesp. “Estamos orientando clientes e fornecedores para que nos próximos eventos o impacto positivo seja ainda maior”, complementa.

O evento também se destacou pelo alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque na ODS 4 (Educação de Qualidade), ao promover aprendizagem contínua para o setor, e na ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), através de políticas de inclusão na seleção de fornecedores e valorização de produtores locais.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com