moObie expande serviço de carsharing

Presente no mercado há um ano e sete meses, a moObie, comunidade que tem a missão em promover a economia criativa e incentivar novas soluções de mobilidade urbana, não para de crescer. Com o objetivo de atender as demandas e necessidades dos clientes, a empresa agora expande o serviço de sua plataforma para oito capitais brasileiras, com a missão de entregar qualidade e rapidez.

Agora, a empresa ampliará para Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Recife e Porto Alegre. O intuito é que o aplicativo capte novos carros e usuários que procurem o serviço.

“Após estudos e conversas com nossos clientes e colaboradores, entendemos a necessidade de expandir nosso trabalho e auxiliar outras pessoas que necessitam de carros compartilhados”, diz Tamy Lin, CEO da moObie.

A startup comemora resultados positivos até aqui: este ano, a moObie teve aumento de usuários cadastrados no aplicativo, somando mais de 150 mil. Além disso, o número de carros cadastrados passou de 5 mil para 7 mil, aumentando a quantidade de veículos em mais de quinze cidades no estado de São Paulo, além da capital.

“Estamos felizes com o crescimento, mas sabemos que podemos ir além, entregando o melhor aos usuários. Por isso, estamos criando novas propostas”, relata Tamy.

A escolha também foi inspirada no levantamento feito pelo World Resources Institute (WRI), organização não governamental que visa proteger o meio ambiente e melhorar a vida das pessoas, no ano passado. Segundo a instituição, estima-se que pelo menos 5 milhões de pessoas no mundo já utilizaram o sistema de carsharing. O número de indivíduos que se beneficiarão com os carros compartilhados será acima de 36 milhões em 2025.

Auxiliada por especialistas do mercado de tecnologia e mobilidade, a moObie investirá cerca de R$ 15 milhões na plataforma até o final do ano que vem, visando intensificação do compartilhamento e o aperfeiçoamento do serviços para os clientes.

Como funciona

A locação acontece de Pessoa para Pessoa (P2P) por meio de um app intuitivo e prático. O condutor que precisa de um carro cadastra o cartão de crédito e a CNH pelo celular, que é avaliada pelo time da moObie quanto à validade e regularização, além de outros critérios que garantem a segurança da comunidade. O proprietário cadastra seu carro que passa por uma validação na qual são verificados a situação junto ao Detran/Denatran, vigência do seguro e critérios de elegibilidade (

Depois de cadastrado, o interessado acessa o app para buscar o veículo disponível mais indicado à sua necessidade em um mapa de localização, verifica preço e solicita a reserva. Do outro lado, o dono visualiza o pedido e tem autonomia para aceitar ou não a solicitação na data especificada, de acordo com sua disponibilidade. O pagamento é feito no ato da confirmação da reserva via cartão de crédito do condutor e entra na conta do proprietário do carro cadastrada na moObie em datas pré-definidas.

No ato da entrega das chaves, é realizado um checkin no próprio app e na devolução é feito checkout via celular. O carro deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi entregue, limpo e abastecido. Caso haja infração ou acidente durante a locação, há processos preestabelecidos. O número da habilitação do usuário fica registrado e o carro está segurado durante todo período de locação. Se houver sinistro, a seguradora da moObie é a responsável e não a do proprietário. E se houver infração, os pontos vão para o usuário, não para o dono do carro.