Grupo IAG compra Air Europa

O International Airlines Group (IAG) anunciou hoje 04/11 o acordo com a Globalia para a compra de 100% do capital da Air Europa, através da Iberia, operação avaliada em cerca de 1.000 milhões de euros, que será paga em dinheiro no final O processo de compra. Com este contrato, se autorizado, o grande rival, que manterá sua marca, se tornará a sexta companhia aérea do grupo também integrada pela British Airways, Vueling, Aer Lingus e Level. Os analistas observam que os dois eternos concorrentes espanhóis teriam uma posição dominante em quase todos os mercados.

“Esta operação ajudará a tornar o Aeroporto de Madri-Barajas um hub mais eficiente, capaz de competir melhor e com melhores ferramentas com os principais hubs da Europa. Além de contribuir para a rede de rotas entre a Europa e a América Latina, permitirá mais conectividade e massa crítica para abrir novas rotas e crescer em outros mercados onde não está presente ou sua presença é muito pequena e oferece melhores serviços aos clientes “, afirma o IAG.

A operação de compra está prevista para ser concluída no segundo semestre de 2020, depois de receber todas as aprovações necessárias. Enquanto isso, as companhias aéreas Air Europa e IAG continuarão competindo como antes.

Luis Gallego, CEO da Iberia, considera que Madrid-Barajas poderá competir com outros centros europeus em igualdade de condições, com uma melhor posição nas rotas da Europa para a América Latina e a possibilidade de se tornar uma porta de entrada entre a Ásia e a América Latina. ”

 

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com