Embratur lança nova campanha na FIT e avança na conectividade

A Embratur participa, de 26 a 29 de setembro, da 30ª edição da FIT América Latina, em Buenos Aires, com o objetivo de expandir a conectividade aérea e lançar uma nova campanha promocional voltada aos viajantes latino-americanos. A atuação da Agência no evento acompanha o aumento expressivo no fluxo de turistas do país vizinho: entre janeiro e agosto de 2026, a chegada de argentinos por avião registrou alta de 9,40%, totalizando 1.197.277 entradas.

 

Atualmente, o transporte aéreo responde por 53,35% dos ingressos desse público no Brasil. Para o fechamento de 2026, estão previstos 18.775 voos entre a Argentina e o Brasil — um crescimento de 7,50% em relação ao ano anterior —, somando um recorde de 3,7 milhões de assentos distribuídos em 25 rotas regulares e 21 sazonais. Essa malha aérea conecta sete cidades argentinas a 15 destinos brasileiros. O Nordeste lidera a expansão, com uma projeção de aumento de 9,52% nos voos e de 8,83% na oferta de assentos em relação a 2025.

 

“O crescimento da oferta é resultado da estratégia de promoção internacional do Brasil, que começa com a inteligência comercial. Orientada pelo que o viajante procura, a Embratur trabalha com companhias, destinos e operadores, além de investir em campanhas para despertar o interesse dos argentinos pelo país. Cada nova conexão abre espaço para diversificar roteiros, incentivar estadias mais longas e gerar emprego e renda em regiões que estão prontas para receber ainda mais turistas desse mercado”, afirma Bruno Reis, presidente da Embratur.

 

Nova campanha

 

A feira também será palco para o lançamento da nova campanha da Embratur, que carrega o conceito “Brasil. El país que te completa”. A iniciativa, desenvolvida em parceria com companhias aéreas e agências de viagens, utiliza sete influenciadores para divulgar cinco roteiros focados em sol e praia, natureza, aventura, bem-estar, gastronomia e cultura. As jornadas promovidas incluem desde mergulhos, passeios de barco, contato com manguezais, kitesurf, wind foil e stand up paddle, até visitas a parques naturais, centros históricos, artesanato local e gastronomia regional. O material será veiculado entre 28 de setembro e 28 de outubro em oito mercados: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

 

Além da nova campanha, a Embratur iniciará na FIT a promoção da Copa do Mundo Feminina de 2027, que ocorrerá no Brasil. A estratégia inclui a instalação de um campo de futebol na área externa do evento, que contará com apresentações de futebol freestyle, além de óculos de realidade virtual e um passaporte temático das cidades-sede no estande da Agência.

 

Na FIT

 

O espaço da Embratur no evento está localizado no Pavilhão 4, reunindo 30 coexpositores. No estande, estão presentes Belo Horizonte (MG), Espírito Santo, Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Luís (MA) e São Sebastião (SP).

 

A presença brasileira se estende a outros espaços no pavilhão, com destinos como Búzios, Camboriú, Ceará, Curitiba, Foz do Iguaçu, Maranhão, Paraná, Recife, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. Já as cidades catarinenses de Itapema, Porto Belo e Bombinhas compartilham um mesmo espaço na feira. No local, profissionais do setor e o público terão contato direto com a diversidade nacional por meio de apresentações musicais com clássicos do forró, baião e xote, além de atrações gastronômicas que incluem cooking shows, cafés especiais e oficinas de preparo de caipirinha.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com