Colômbia busca liderança em Turismo Sustentável

Na Colômbia, o Turismo Sustentável é uma política pública. Em dezembro de 2020 foi instituída uma política para conservar e proteger o patrimônio natural e cultural do país com um turismo responsável. O eixo principal da Lei Geral do Turismo é justamente a sustentabilidade. Nela, a Colômbia reconhece formalmente que a proteção do meio ambiente e das comunidades locais é essencial para a recuperação da indústria de viagens após a pandemia.

Para a Colômbia, o Turismo é o “novo petróleo” e, por isso, a ProColombia – órgão oficial de promoção do destino – promove o país como um destino seguro, confiável, sustentável e de qualidade. “Alinhados a esse propósito, na ProColombia buscamos atrair viajantes estrangeiros que sejam responsáveis ​​pelas atividades realizadas no país e, além disso, estejam atentos aos destinos, já que o desenvolvimento das comunidades e o meio ambiente depende da sua visita”, afirma Flavia Santoro, presidente da ProColombia.

Alguns fatores reforçam a vocação da Colômbia para o Turismo Sustentável. O País tem uma grande riqueza natural, sendo o segundo país com a maior biodiversidade do planeta. Está entre os 12 países do mundo que desenvolveram uma política pública para promover a sustentabilidade. Além disso, é membro fundador da The Future of Tourism Coalition em 2020, juntando-se a organizações como Green Destinations, Tourism Cares e The Travel Foundation.

O governo colombiano se mantém firme na conquista de uma estratégia de sustentabilidade de longo prazo no Turismo”, explica Flavia Santoro, presidente do ProColombia. “Por isso, no final de 2020, o Ministério de Comércio, Indústria e Turismo realizou dois projetos chave para promover as melhores práticas para conservar e proteger o patrimônio natural e cultural da Colômbia através de um turismo responsável”, complementou.

Uma delas é a própria Lei Geral do Turismo. Outra é a iniciativa conhecida como Política de Turismo Sustentável, que visa gerar projetos de conservação e proteção dos atrativos turísticos naturais.

De acordo com a ProColombia, isso responde à necessidade de criar mecanismos para fortalecer a sustentabilidade da cadeia de valor do turismo na Colômbia com o objetivo de melhorar sua competitividade, garantir a conservação e o uso responsável dos recursos naturais, além de gerar valor agregado e diferenciação para o país através de seis etapas específicas: informação, governança, investimento e inovação, oferta, demanda responsável e posicionamento.

As tendências pós-pandemia indicam que é cada vez maior a procura por experiências de natureza e cultura que realmente conectem o visitante ao destino. Outro dado importante é a preferência por lugares ao ar livre, longe das multidões. A diversidade cultural do país é também um dos fatores que favorecem este posicionamento. A Colômbia é conhecida como p país dos 1.000 ritmos.

Outra iniciativa da ProColombia para desenvolver o Turismo Sustentável é um guia com 25 práticas para o turista responsável. Entre as recomendações, estão consumir produtos locais; cuidar da natureza; valorizar a biodiversidade; preservar o patrimônio cultural; respeitar os costumes locais; e reciclar e reaproveitar.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com