LATAM recebe primeiro Airbus A320neo desde o início da pandemia

O grupo LATAM se prepara para receber na última semana de junho deste ano o primeiro Airbus A320neo (matrícula PR-XBI) a ser entregue para a companhia desde o início da pandemia de Covid-19. Esse será o sétimo avião do modelo na frota da LATAM no Brasil e o 14º do grupo LATAM, em um momento de retomada do setor aéreo e de crescente busca por viagens. A última aeronave nova de fábrica havia sido entregue pela Airbus à companhia em dezembro de 2019.

“A incorporação de mais uma aeronave A320neo pela LATAM está totalmente alinhada com a estratégia de ampliar a nossa eficiência e competitividade. Essa aeronave conta com motores de última geração, sharklets e uma cabine inovadora, sendo o avião de corredor único mais cômodo, de baixo consumo de combustível e respeitoso com o meio ambiente”, destaca Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM Brasil.

A nova aeronave da LATAM Brasil que virá da fábrica da Airbus em Toulouse (França) e deve pousar em Fortaleza (CE) no final deste mês é uma das 70 unidades da família A320neo encomendadas pelo grupo LATAM à fabricante para modernização e aumento de eficiência da sua frota. A estratégia está totalmente alinhada com o compromisso da LATAM com a Sustentabilidade. Atualmente, o grupo busca compensar 50% de suas emissões domésticas até 2030 e ser uma companhia carbono neutro até 2050.

O A320neo ajudará nesse compromisso porque tem motores mais eficientes, melhorias aerodinâmicas e tecnologias que proporcionam um consumo de combustível 20% menor, com redução de 50% nas emissões de óxido de nitrogênio e de 50% na poluição sonora. A aeronave também é equipada com um software que reduz em mais de 60 mil toneladas a emissão anual de C02 ao otimizar a sua trajetória de pouso.

É importante destacar também  que as aeronaves A320 mais antigas do grupo LATAM, que chegaram ao fim do seu ciclo de vida econômico, são vendidas ou passam por um processo de desmonte das peças.

Atualmente, o grupo LATAM possui uma frota de 299 aeronaves da Boeing (modelos 767, 777 e 787) e da Airbus (modelos A321, A320, A320neo e A319). Além disso, LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil também contam com uma frota conjunta de 14 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 21 aeronaves cargueiras em 2023.

No Brasil, a frota da LATAM atualmente é composta por 131 aeronaves da Airbus (modelos A319, A320 e A321) e da Boeing (modelos 767, 777 e 787).

 

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com