Vindima em Gramado acontece de 08 fevereiro a 03 março

A Gramadotur, autarquia municipal responsável por organizar os eventos públicos de Gramado, prepara a 3ª edição da Vindima em Gramado.

 

O evento terá 25 dias de duração com programação voltada para as experiências e oportunidades de crescimento que o Enoturismo proporciona para a região da Serra Gaúcha. Entre as novidades estão a nova decoração com espaços instagramáveis, na Praça das Etnias, local que sedia o evento.

 

Em parceria com as vinícolas, a programação terá a presença de enólogos, experiências sensoriais e gastronômicas com refeições harmonizadas, tanto no Centro da cidade quanto nas sedes das vinícolas, pisa da uva, degustações nos parreirais e atrações musicais.

 

Estamos preparando muitas novidades para esta edição, a começar pela nova identidade visual. Traremos um evento maior e com protagonismo na programação anual da cidade integrando as vinícolas, visitantes e área central da cidade, além de uma chegada forte da gastronomia como parte integrante de todo contexto”, destaca o gestor do evento, Tiago Farias Schmitt.

 

Produção de uva, vinhos e sucos artesanais cresce em Gramado

 

Os grandes protagonistas da Vindima em Gramado serão os produtores rurais de Gramado e as vinícolas que integram o roteiro turístico gramadense. A cidade serrana mais visitada do Brasil conta atualmente com nove marcas entre vinícolas e produtores de sucos e vinagres. 

 

Todos deverão participar do evento com exposição e venda de produtos como vinhos, sucos, geléias, espumantes, licores, entre outros.

 

Quando o tema é a produção, Gramado possui atualmente cerca de 90 hectares de área com cultivo de uvas, com uma colheita da safra com média de 1,5 tonelada.Entre as variedades de uvas cultivadas se destaca a uva bordô para vinhos coloniais e sucos e outras como niágara, ghoethe, cabernet, merlot e chardonnay. Os dados são da Emater.

 

As vinícolas gramadense produzem anualmente cerca de 100 mil garrafas de vinho e 100 mil litros de suco artesanal de uva.

 

O período da Vindima é um dos mais bonitos em Gramado e vem tendo um crescimento de visitação a cada temporada. Para a 3ª edição esperamos receber em Gramado cerca de 200 mil visitantes com muita alegria e todas experiências e vivências de qualidade que o enoturismo pode oferecer”, destaca a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

 

SERVIÇO3ª Vindima em GramadoDe 08 de fevereiro a 03 de março de 204Das 11h30 às 23 horasPraça das Etnias e Vinícolas participantes

Gramado-RSEntrada gratuita