Mega Rodada de Negócios reúne compradores nacionais e internacionais na Anuga Select Brazil 2024
Conectar compradores e expositores é a proposta da Mega Rodada de Negócios da Anuga Select Brazil 2024, que reuniu 40 compradores, sendo 13 deles internacionais, para receber 300 expositores em suas mesas de negociações e fecharem parcerias importantes para o desenvolvimento e crescimento do setor de alimentos e bebidas. O espaço sediou cerca de duas mil reuniões.
Com hora marcada e uma análise prévia de perfil para o “match” perfeito, os expositores tiveram a chance de mostrar seus produtos para compradores de países como Portugal, China, África do Sul, Canadá, França e Uruguai, além de redes de supermercados e varejistas dos quatro cantos do país.
“A novidade da Mega Rodada deste ano, além da quantidade de compradores internacionais, é a junção com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos)”, afirma Giovanni Leonardo, analista da Broggini Partners, responsável pela organização da rodada de negócios.
Nir Gilon, diretor da Canada Foods, de Israel, veio ao Brasil para fazer compras na Mega Rodada. “Nós vimos muitas oportunidades na Anuga Select Brazil 2024 e tivemos uma grande prospecção aqui na feira. Eu peguei algumas amostras de produtos para ver se há interesse em outros países. Então quem vai decidir, no final, é o cliente.”
Já Chandan Panjwani, diretor comercial da Treasure Islands, de Dubai, nos Emirados Árabes, aproveitou a oportunidade para conhecer a variedade de produtos brasileiros disponíveis na feira. “É a minha primeira vez na Anuga Brazil. É bem pequena em comparação com a Anuga em Dubai, Alemanha e na França, mas eu vejo que os produtos brasileiros querem começar a ganhar o mundo. Nosso forte sempre foi comida fria, frutas etc.E estamos nos sentindo confiantes com relação ao Brasil, que pode ser o número um”, declara o executivo árabe.
Pedro Medeiros, gerente executivo geral do Supermercado Nordestão, também fez valer sua vinda à São Paulo para a Anuga. “É uma oportunidade fantástica do varejo se conectar com a indústria, conhecendo muita gente nova, muitas startups e indústrias que não teriam contato no dia a dia.”
Além do networking, Marcelo Lemos, gerente no Brasil da rede de hotéis portuguesa Pestana, avalia que o foco em ESG da Anuga Select Brazil 2024 está alinhado com as principais demandas do mercado. “A gente começou a engatinhar em ESG e já estamos iniciando a prospecção de fornecedores que estejam totalmente engajados nesse propósito de defesa do meio-ambiente e de apoio às causas sociais, com propostas de alimentos saudáveis, orgânicos, sem glúten, zero açúcar, produção sem conservantes etc. Então é muito importante para a gente estar aqui”, comemora o executivo do ramo hoteleiro.