Roteiro de Engenhos de Viçosa no Ceará foi lançado oficialmente

Ocorreu no mês de maio, o lançamento oficial do novo Roteiro de Engenhos de Viçosa do Ceará, que foi criado através do Sebrae – CE em parceria com a Prefeitura de Viçosa do Ceará, a APCVIC – Associação dos Amigos Produtos de Cachaças Superiores de Viçosa do Ceará e consultoria da Ori Brazil, durante a realização do Fórum de Turismo da Ibiapaba (Fortibi), que foi o pontapé inicial para a abertura do Festival Viçosa Mel e Cachaça que ocorre nesse fim de semana, de 30 de maio a 1 de junho.

Os integrantes do atual roteiro são: Cachaçaria Mapirunga, Engenho Nogueira, Casa dos Licores, Flor da Ibiapaba, Cachaçaria Viçosa Real, Cachaçaria Almendra, Cachaçaria Aviador, Arte da Vila e Ibiapaba Explorer. Na programação do Festival os moradores e os visitantes poderão conferir em ricos detalhes as antigas propriedades, ter acesso a compra de produtos locais, experimentações e degustações, e conhecer mais sobre as tradições e histórias das famílias que produzem a cachaça na região.

O principal objetivo da criação do novo Roteiro foi de promover e enaltecer os tradicionais engenhos de cana-de-açúcar, a história e cultura de Viçosa do Ceará. Segundo Francisco Magalhães Terceiro, articulador do Sebrae: São mais de 3 séculos de história que perpassam gerações, com mais de 80 engenhos no município e experiências que contemplam desde o plantio até processo final que é a destilação.