Festival das Cataratas; Visit Buenos Aires levou agenda de eventos e gastronomia

Coluna de Turismo presente no Festival das Cataratas 2024, entrevistando  Maria Laura Pierini, do Visit Buenos Aires.

O que Buenos Aires está trazendo e planejando para o Festival das Cataratas?

Buenos Aires tem sempre novidades, novidades para o público brasileiro, que é um público que vai muito para lá. Então, nós, desde a cidade, tanto setor público quanto setor privado, temos que ter o tempo todo novidades, eventos, produtos, novas experiências para fidelizar o público que tem muito amor, muita vontade de viajar para lá.

Fizemos palestras de capacitação para mostrar tudo isso. Claro que os clássicos da cidade de Buenos Aires estão sempre presentes. E sempre há algo novo para oferecer. Mas acho que as novidades com os eventos, principalmente, eventos esportivos, eventos artísticos, eventos gastronômicos.

Este ano o Guia Michelin chegou a Buenos Aires. Então temos vários restaurantes, um deles com duas estrelas Michelin, dois deles com uma estrela, mas o Guia recomenda mais de 57 restaurantes na cidade, na cidade de Buenos Aires e na cidade de Mendoza também. Então, acho que é uma novidade importante. A gastronomia de Buenos Aires é renomada, é verdade. A carne, porque na Argentina é reconhecida, mas em Buenos Aires a oferta é muito mais ampla, muito maior, porque há gastronomia para todos os bolsos, para todos os desejos. Tem gastronomia de toda Argentina. Há muita culinária luxuosa, mas também há botecos. A churrascaria, os estabelecimentos de massas, as pizzarias.

E uma característica da cidade de Buenos Aires é que pode haver peça de teatro, por exemplo, saída às 11, 12 da noite e tem restaurante aberto, na rua, no centro de Palermo, a Recoleta.

Além disso, nos últimos anos, estão surgindo novos bairros, há atividade turística. Por exemplo, há uma mídia nos Estados Unidos que fala de Chacarita como o novo Palermo. Há uma oferta gastronómica muito interessante, também uma oferta de design e arte muito interessante. E assim, novamente, há muito a oferecer, muito a reconhecer, a redescobrir e acima de tudo, o povo, o povo, espera de braços abertos pelo público brasileiro. E aqui temos outros públicos que vão para a cidade, mas o público brasileiro, o mercado brasileiro, é o maior, é o mais importante para nós. É excelente.

A conectividade aérea também está aumentando, não só com o Brasil, mas também com a Colômbia, por exemplo. A GOL, por exemplo, que agora tem voo direto de Bogotá para Buenos Aires. Tem JETSmart e é Low Cost, muito boa. E agora, em breve, em julho, ligará Buenos Aires a Curitiba também.

E desejamos veementemente que Porto Alegre comece de novo. Estamos muito tristes com toda a situação e queremos colaborar muito com o Rio Grande do Sul. E pedimos também não cancelem, que continuem procurando aqui, para colaborar, para dar força, e contribuir para a retomada.