LATAM amplia conectividade e anuncia início de rota para a Jamaica

A LATAM acaba de anunciar a sua nova rota entre Lima (Peru) e Montego Bay (Jamaica). A nova operação será inaugurada em 1º de dezembro deste ano com três voos por semana. A LATAM espera transportar cerca de 45 mil passageiros na rota em seu primeiro ano, sendo aproximadamente 4 mil de/para o Brasil. As passagens aéreas estarão disponíveis em latam.com e demais canais de venda nos próximos dias.

Brasileiros poderão voar para o novo destino internacional da LATAM principalmente a partir dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos ou Rio de Janeiro/Galeão em viagens com conexão na capital peruana e duração média total de 11 horas. A nova rota Lima-Montego Bay será operada às quintas, sábados e domingos em aeronaves Airbus A319 (capacidade para 12 passageiros em cabine Premium Economy e 126 em Economy) ou Airbus A320 (capacidade para 12 passageiros em cabine Premium Economy e 162 em Economy). O voo decolará de Lima às 12h00 (hora local) e de Montego Bay às 17h45 (hora local).

Segundo Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, “a nova rota reafirma nosso compromisso de aumentar a conectividade e o crescimento do turismo nessa região importante. Esse novo voo abrirá as portas para que mais viajantes latino-americanos conheçam a cultura, a natureza e a calorosa hospitalidade da Jamaica. Para os viajantes brasileiros, essa é mais uma oportunidade de usufruir da conectividade da malha aérea internacional da LATAM, levando a destinos desejados no mundo todo”.

 

O CRESCIMENTO DA LATAM

Mais eficiente e competitiva, a LATAM opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Na prática, lidera a aviação brasileira desde 2021 (em RPK), segundo a ANAC. O índice calculado pela ANAC considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.

Somente em 2023, quando transportou 33 milhões de passageiros domésticos no Brasil, a LATAM viu crescer em 8% a sua operação em todo o território nacional, na comparação com 2022. O avanço tem uma razão: no último ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira.

Em 2024, a LATAM prevê a chegada de mais aviões e um novo crescimento de 8% a 10% na sua operação doméstica no Brasil, na comparação com 2023. Na prática, serão adicionados no País mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano.

Na operação internacional, a LATAM também liderou o mercado brasileiro em março de 2024, com participação de 24%, segundo a ANAC. Atualmente, é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro de 2023, vale lembrar, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.