Brasília, a capital do turismo

Brasília ocupa a 32º posição no ranking do jornal The New York Times, que elegeu os 52 melhores destinos para se visitar em 2024. A capital brasileira chamou a atenção por sua arquitetura, com prédios futuristas e modernistas. “Quando o assunto é turismo cívico no Brasil, Brasília é o primeiro destino que vem em mente. Porém, a cidade tem muito mais a oferecer. A capital do turismo oferece para os turistas diversas atrações, opções de lazer, restaurantes e “obras” ao ar livre, que contam a história do país. Além da proximidade com outros locais turísticos atraentes para os visitantes”, comenta Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.

Um modo de conhecer a região é por meio do Turismo Cívico – que passa pelos atrativos mais populares da capital. O maior destaque fica com a Praça dos Três Poderes, que abriga as sedes dos poderes do Estado: o Executivo, no Palácio do Planalto; o Legislativo, no Congresso Nacional; e o Judiciário, no Supremo Tribunal Federal. “O mais bacana é que todos esses pontos turísticos estão muito próximos, no centro da cidade”, comenta Pereira.

A Capital Federal também é marcada pelo turismo arquitetônico. Estudantes de todo o país querem conhecer e estudar monumentos renomados desenhados por Oscar Niemeyer. “Temos a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, o Teatro Nacional, a Biblioteca Nacional, o Museu da República, o Palácio do Itamaraty e muito mais. Somos muito ricos nessa modalidade de turismo”, comenta. Outra atração que vale a pena conhecer é o Cine Drive-In, o último da América Latina. Além disso, diversos chefs renomados escolhem Brasília como um dos principais destinos para apresentarem os seus pratos. São inúmeros restaurantes espalhados pelo quadradinho – o que torna o destino um grande pólo nacional do turismo gastronômico.

Paraíso de águas quentes a poucos quilômetros

Um dos principais destinos próximos de Brasília para visitar durante a viagem para a capital é a cidade goiana de Caldas Novas. O município fica próximo ao Parque Estadual da Serra de Caldas onde existem minas de água quente e a região é conhecida por ser a maior estância hidrotermal do mundo – com águas com temperaturas entre 34ºC e 58ºC, que atraem turistas de todo o país. O local conta uma grande estrutura turística, gastronômica e hoteleira, parques aquáticos e outros pontos que podem ser visitados por diferentes estilos de viajantes. A grande variedade de opções de hospedagem é composta por parceiros do Grupo Bancorbrás, que conta também com a oferta de apartamentos bem preparados para receber os visitantes. Além disso, a empresa disponibiliza, como complemento de viagem, traslado para aeroporto e hotel, ingressos para atrações locais, seguro-viagem, aluguel de carro, entre outros serviços.

“Caldas Novas atrai os turistas que querem aproveitar um final de semana diferenciado e as vantagens terapêuticas de suas águas termais. Para quem gosta de passeios fora do circuito tradicional, a dica é visitar o Parque Estadual da Serra de Caldas que tem cachoeiras e uma paisagem panorâmica”, afirma Carlos Eduardo.