Expo Turismo Paraná 2025; conheça o Turismo de aventura de Jaguariaíva
Coluna de Turismo, na Expo Turismo Paraná, 2025. Entrevistando Ézio Fernandes, de Jaguariaíva. Vamos começar por localizar Jaguariaíva. Fica onde e qual é o propósito e o foco turístico desse destino?
“Jaguariaíva está localizada no norte pioneiro do estado, aqui do estado do Paraná. E o nosso carro-chefe, o município, é o turismo de aventura. O 4×4, o off-road, os trekkings, passeios com a natureza. Nós temos lá o oitavo maior cânion do mundo em extensão. Começa na Lapa e termina em Centésimos. Esse cânion atravessa nove municípios e 57% do município é a Scarpa Devoniana, que é o cânion, mais da metade do município é o cânion. Então, para quem gosta de natureza, nós temos mais de 25 cachoeiras catalogadas e de fácil acesso. O município está contemplado mais com o turismo de aventura.”
Então, podemos pensar que tem trilhas de alta complexidade e, ao mesmo tempo, trilhas simples.
“Exatamente. As trilhas estão localizadas geralmente em cima da Scarpa, que é o peral, o paredão com mais de 80 a 100 metros de altura do cânion. E essa trilha é realizada por cima da Scarpa, sendo de fácil acesso. Porém há vários níveis de dificuldade, mas é utilizada por qualquer faixa etária, tendo acessibilidade a todos.”
Hotelaria
“Nós temos hospedagens nos locais de interesse turístico, na beira de lajeados, de rios, chalés, e na montanha também. A cidade fica no entroncamento do Norte Pioneiro e ela está bem servida com a hotelaria.”
Em termos de gastronomia, qual é o prato principal da região?
“O nosso município era a Rota dos Tropeiros, então, a nossa comida tradicional seria a quirerada. É um prato típico nosso, feito com quirera ou canjiquinha. Vários estados do Brasil chamam de canjiquinha ou quirera, com uma carne suína. E é bem apreciada por quem vai lá e gosta muito.”
Faço o convite para a turma dos 60+ dar um pulo lá.
“O pessoal dos 60 +, eu também estou incluso, já tenho 61. Então, se eu posso fazer as caminhadas, as trilhas, os trekkings, todo mundo pode fazer. Eu tenho 107 quilos e eu faço o convite a todos que quiserem conhecer a nossa cidade. Serão muito bem-vindos e esperamos vocês todos lá.”