Expo Turismo Paraná 2025; Turismo Religioso em alta no Brasil

Pedro Campbell, diretor da Domus Operadora,  que trabalha o turismo religioso no Brasil e no mundo. ABAV Expo 2025 aqui na Expo Turismo Paraná, em Curitiba. Quais são as novidades para 2025?

“Olha, o que que nós estamos trazendo de novidade principalmente para 2025, uma vasta oferta de turismo religioso de viagens e peregrinações, não só Israel, a gente sabe a situação de Israel que logo vão estar em paz, mas também uma oferta de turismo religioso para o mundo. E uma coisa bacana quando a gente organiza os roteiros é, perceber, que vários locais do mundo, vários santuários, atrativos religiosos, eles estão cada vez mais profissionais e mais preparados para receber os peregrinos que ali chegam. Então, é muito bonito a gente ver que não só na terra santa, mas os vários santuários do mundo, como o Bagarup, os santuários do Brasil, né? Como a gente vê o sírio de Nazaré, o Padre Cícero, vários locais, a irmã Dulce, vários locais muito bem preparados e recebendo bem os peregrinos, ou seja, peregrinar sempre é uma boa opção, aquele que é o turista, que é cristão, que é católico, que vai peregrinar com a Domus Viagens, ele sabe que está muito bem assessorado com os nossos serviços.”

O Brasil é muito rico, em locais para peregrinações, templos, religiões, Católica, Apostólica Romana ou similares, mas com esse problema de Israel, Roma é o ponto forte?

“Roma sempre será nosso ponto forte, porque é a nossa casa mãe né? Ali está o nosso chefe de estado e espiritual, nosso querido Papa Francisco. Então Roma sempre vai ser o destino turístico religioso número um, a terra santa, a nossa terra natal, sendo Roma local preferido sempre.”

Na sua experiência, que é vasta, quem curte uma viagem religiosa, são pessoas com pouco mais digamos de experiência, mais idoso. E o jovem? Como que você vê esse futuro do turismo religioso?

“O jovem cada vez mais a igreja procura resgatar né? Desde quando o João Paulo segundo começou as jornadas mundiais da juventude, nós temos agora o Jubileu, o Jubileu também uma semana especial para os jovens, então cada vez mais o jovem se sente atraído. E uma das coisas bacana aqui em Curitiba, nós temos o referencial, o padre referencial para os jovens que cuida da juventude, e ele faz trabalho muito bonito, ou seja, o jovem está sempre inserido. É claro que a tecnologia sempre há muita dispersão, mas a fé é importante e nós temos certeza que os nossos jovens vão ser bons peregrinos do amanhã.”

Então podemos falar, viajar é bom, Graças a Deus?

“Sempre, Graças a Deus, muito obrigado meu amigo.”