Prêmio Afroturismo Reconhece Iniciativas no WTM em 14/04
O 3° Prêmio do Afroturismo, promovido pela plataforma Guia Negro, vai reconhecer 10 categorias que se destacaram no setor em 2024 em 14 de abril de 2025, a partir das 17h30 no auditório transformation, no Expo Center Norte, dentro da maior feira de turismo do continente, o WTM Latin America, em São Paulo. Finalistas das cinco regiões do país foram escolhidos por 32 jurados do setor, que decidem quem são os vencedores.
A categoria melhor conteúdo de afroturismo teve voto popular pela internet. Já a de melhor empresa teve votos abertos, sem finalista pré-definido, e recebeu pelo menos 15 indicações diferentes dos votantes, uma mostra da crescente do agroturismo no país.
No ano passado, entre os vencedores da segunda edição destaque para a Embratur, que venceu como melhor empresa, além de ter sua coordenadora de afroturismo, Tânia Neres, eleita como melhor profissional do setor; e para Salvador que ganhou como melhor destino e teve o Pelourinho reconhecido como melhor atração turística.
Desde 2018, o afroturismo tem se consolidado como setor e as ações, profissionais e destinos têm se fortalecido dentro do turismo brasileiro, ganhando atenção dos governos, empresas e público geral. “O Guia Negro tem reunido o setor para esse momento de celebração e de reconhecimento de quem está se destacando e tornando o turismo mais diverso. É muito simbólico ter tudo isso dentro da maior feira de turismo do país”, afirma Guilherme Soares Dias, fundador do Guia Negro e idealizador do prêmio.
A plataforma criou o prêmio em 2023, em versão online. Desde 2024, a premiação conta com patrocínio da Embratur. O prêmio tem contribuição de quem faz parte do setor e convida jurados de diferentes áreas: agências de viagem, consultores, hoteleiros, guias de turismo e especialistas que têm atuado na área, somando 32 votantes em dez categorias.