WTM 2025; Bariloche tem a melhor conectividade aérea com Brasil
Bariloche, Argentina, um dos destinos argentinos preferidos pelos brasileiros. Martina Gelardi, responsável do mercado Brasil do EMPROTUR Argentina, o que Bariloche está trazendo para a WTM em 2025?
Bom, a novidade mais importante que temos — e que nos deixa muito felizes e orgulhosos — é que, para o inverno de 2025, teremos a maior conectividade aérea da história. Isso significa 220 voos diretos partindo de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.
Essa é outra novidade: é a primeira vez na história que temos conexão a partir do interior e outras capitais do Brasil. Tradicionalmente, sempre havia voo de São Paulo para Bariloche, mas este ano temos também Porto Alegre, Campinas e Belo Horizonte.
Então é uma dupla notícia que nos deixa muito, muito felizes, porque no ano passado já havia sido um recorde de turistas — 50 mil pessoas. No final, terminou entre 60 e 65 mil. Sim, incrível. Já estávamos muito felizes com isso, e este ano as companhias aéreas apostaram no destino, e passamos de 100 voos diretos para 220.
Assim, esperamos que seja uma temporada recorde de brasileiros em Bariloche. Estamos acompanhando toda a cadeia comercial desde o início para apoiar nas vendas e garantir que seja realmente um sucesso. Essa é nossa principal novidade.
Claro: inverno, neve, chocolate, boas carnes, bons vinhos… Mas o que mais Bariloche tem?
Bom, para o inverno temos alguns produtos diferentes de esqui e snowboard, que são os mais conhecidos. Uma opção pode ser, por exemplo, caminhadas com raquetes de neve nos bosques nevados, combinadas depois com uma experiência gastronômica, como um fondue de queijo, um churrasco ou um cordeirinho patagônico.
Então pode ser um produto assim para toda a família, porque a caminhada com raquete é bem tranquila. Ou, se a pessoa gosta de um pouco mais de adrenalina, pode fazer passeios com motos de neve pelos bosques, que o próprio turista conduz. Também é combinado com gastronomia.
Esse é um produto de neve diferente do esqui e do snowboard.
Depois, se a pessoa não quiser fazer nenhuma dessas atividades, também é possível subir como pedestre pelas cadeirinhas ou teleféricos das estações de esqui. Tem o Piedras Blancas, tem o Cerro Otto, que oferecem várias possibilidades para subir a pé e curtir lá de cima a vista 360 graus, tomar um chocolate quente com calma, apreciar a paisagem e depois descer para almoçar ou jantar em um restaurante no centro da cidade.
Essas são todas opções diferentes para aproveitar a neve.
Só um apontamento aqui, que normalmente os brasileiros não têm roupa adequada para o inverno com neve, mas podem alugar.
Sim, devem alugar roupa. Porque a temperatura média em Bariloche no inverno é de 5 graus. Não há roupa no Brasil que seja impermeável e térmica o suficiente para garantir conforto durante os passeios. Então, é necessário alugar roupas.
Isso pode ser feito no centro da cidade, o que às vezes é mais conveniente se o passeio começar bem cedo no dia seguinte. Então você já aluga tudo no centro e fica pronto para o dia seguinte. Se preferir, também pode alugar diretamente na base do Cerro Catedral, onde há várias lojas para isso.
Mas mesmo que o turista não vá esquiar, nem vá ao Cerro Catedral — por exemplo, se for fazer um passeio de barco — também precisa alugar roupas. Porque o passeio dura o dia todo, de manhã e à noite faz muito frio, e a umidade do ambiente molha.
Portanto, para estar confortável, é essencial alugar roupas de inverno para todos os passeios.