Artigo: Segurança – Entenda como a tecnologia incentiva o turismo
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) divulgou projeções otimistas para viagens e turismo na América Latina em 2024, pois espera-se que o setor contribua com US$ 385,9 bilhões de dólares para o PIB latino-americano, marcando um aumento de 6% em relação aos níveis de 2019. Da mesma forma, até o final do ano passado, o turismo havia se recuperado em quase 90% de seus níveis de antes da pandemia e, de acordo com as projeções da Organização Mundial do Turismo (OMT), espera-se que a América Latina e o Caribe alcancem a recuperação total até o final de 2024.
A relevância do turismo vai além dos aspectos puramente econômicos. Além de impulsionar o crescimento local e gerar emprego, também desempenha um papel fundamental na preservação do patrimônio cultural e ambiental da América Latina. Essa região possui uma riqueza natural e cultural inestimável, desde paisagens de tirar o fôlego a tradições enraizadas na história e serviços e hospitalidade de renome mundial.
Mas, de que forma a segurança dos turistas e dos profissionais da área pode ser preservada durante a estadia? É aí que entra a tecnologia.
Imagine uma experiência cotidiana em um ponto turístico no México, como a Riviera Maya ou Los Cabos. No momento do check-in, os funcionários do hotel estão equipados com sistemas de radiocomunicação que lhes permitem ter uma rede de comunicação dedicada com ampla cobertura e uma comunicação sem interrupções em áreas onde não há cobertura de celular. Esses rádios têm a capacidade de suprimir o ruído de fundo em ambientes difíceis para que todas as mensagens sejam transmitidas sem problemas, mesmo nas situações mais extremas, quando é crucial ouvir os fatos com clareza.
Os recursos dos rádios são ampliados por um serviço de banda larga push-to-talk que permite que os rádios se comuniquem perfeitamente com smartphones e outros dispositivos, adicionando diferentes aplicações, como streaming de vídeo e transmissão de dados.
Em pontos estratégicos, como a praia particular do hotel, estacionamentos, restaurantes e corredores, as câmeras fixas com inteligência artificial permitem detectar e classificar se há algum objeto de interesse (pessoa ou veículo) em um local incomum, detectar atividades não usuais relacionadas com a localização, velocidade e direção de pessoas ou veículos e alertar a equipe de segurança sobre uma possível situação de emergência que poderia ser evitada a tempo. Além disso, é possível até mesmo integrar o gerenciamento de vídeo segurança e análises aos rádios bidirecionais para manter a equipe de segurança conectada o tempo todo.
Assim, a equipe de segurança do hotel é notificada em tempo real sobre eventos detectados nas câmeras, sem precisar monitorar a atividade na tela do computador. Além disso, o rádio, ao ativar o botão de emergência, pode notificar os operadores do sistema de vídeo segurança sobre a necessidade de atenção prioritária a um determinado evento.
Tudo isso ajuda a antecipar e responder de forma eficaz a possíveis ameaças, proporcionando visibilidade total tanto fora quanto dentro do hotel, permitindo que a equipe do hotel esteja sempre conectada e os profissionais de segurança privada possam proteger pessoas, propriedades e ativos de forma eficiente.
Do check-in ao check-out, o fornecimento de uma experiência ideal de serviço para os hóspedes começa com a segurança. Um ecossistema de segurança – composto por comunicações críticas, vídeo segurança e centros de comando – ajuda o setor de turismo a oferecer uma experiência de primeiro nível a seus hóspedes, para que eles se sintam como se estivessem em casa – e decidam voltar.
Por Dario Mojica, diretor de Engenharia para Vídeo Segurança e Controle de Acesso, Motorola Solutions América Latina





