Ainda dá tempo de aproveitar a temporada de esqui na Turquia

Pode soar estranho para muitas pessoas, mas é possível ver neve em muitas cidades da Turquia no seu período de inverno, que vai de dezembro até o início de março. A temporada de 2022 começou nas montanhas Kaçkar, na região do Mar Negro da Turquia. O heli-esqui é off-trail, esqui alpino acessado por meio de um helicóptero em vez de um teleférico. A Turquia é considerada o lar de alguns dos melhores heli-esqui do mundo com neve em pó e longas pistas de esqui, atraindo praticantes de todo o mundo até o final desse mês de março.

As Montanhas Kaçkar estão situadas entre as províncias de Rize e Artvin, no Nordeste da Turquia, com seu pico mais alto atingindo quase quatro metros. Existem mais de 400 pistas de esqui na região, variando de um a quatro metros acima do nível do mar, com quedas verticais de até um metro. A cordilheira oferece neve de primeira qualidade com uma camada de neve estável e terreno de esqui variado, ideal para heli-esqui.

A área oferece várias opções de hospedagem, desde hotéis boutique até hostels. Existem guias de esqui profissionais, guias turísticos e pilotos para oferecer orientação e assistência adicionais. Para quem deseja agregar outras atividades à visita, a região abriga pontos de interesse cultural, como visitas a edifícios históricos, datados da Idade Média. O turista também pode experimentar as tradições culinárias regionais como hamsi, anchovas fritas ou curadas do Mar Negro; uma variação regional de um café da manhã turco chamada muhlama, uma mistura de queijo, farinha de milho e manteiga, turşu kavurması, picles fritos, e mısır ekmeği, pão de milho.

 

Passeio de balão com neve na Capadócia

Divulgação/GoTurkiye

A província romana da Capadócia incluía o pico mais alto da área, o Monte Ericyes. É um vulcão adormecido que seria ainda mais alto do que sua altura atual de quatro metros. Hoje, esse vulcão abriga uma das maiores áreas de esqui da Turquia, a Erciyes Ski Resort. Ele se expandiu de um único teleférico há 11 anos para um resort com quatro áreas de base, 18 elevadores, hotéis, restaurantes e instalações de aluguel de esqui. É uma mistura inesperada de modernidade e peculiaridades locais; os hóspedes podem pegar elevadores de alta tecnologia e alta velocidade até o topo antes de comprar salsichas regionais quentes grelhadas ao ar livre.

 

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com