MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável elege diretoria feminina

MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável elegeu nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, a nova diretoria para o biênio 2024-2025, agora reunindo apenas mulheres. Com a saída do presidente André Martellotta, o cargo será ocupado pela empresária Tatiana Paixão, proprietária da pousada Casa de Paixão Caraíva (BA) e membro do Conselho Municipal de Turismo de Porto Seguro. Solange Barbosa, CEO da Rota da Liberdade (SP), que já representa o Coletivo MUDA! no Conselho Nacional do Turismo, assume como vice-presidente. A diretoria conta ainda com Adriana Figueiredo, proprietária da Olhos do Mar (PE), como secretária, e Ana Karolina Jorge, fundadora da Vivenciar Turismo de Base Comunitária (PA), como tesoureira.

Completando seis anos desde a sua fundação, o Coletivo MUDA! atua hoje com 40 membros de diversas áreas de atuação em vários estados do Brasil. Todos os membros estão comprometidos com o Turismo Responsável e acreditam no turismo como ferramenta essencial para fortalecer comunidades e culturas, conservar o meio ambiente, reduzir impactos das mudanças climáticas, criar alternativas econômicas para os destinos, reduzir desigualdades sociais e de gênero, combater o racismo e promover o desenvolvimento sustentável. Nos últimos dois meses, passaram a fazer parte do coletivo as empresas Biofábrica de CoraisComuniCulturiGuia NegroLugarejosNas AlturasPure BrasilTraçando sua Rota, a Reserva Pataxó Porto do Boi e o jornalista Daniel Nunes Gonçalves.

“Temos muito trabalho pela frente se queremos ver o Brasil realmente abraçando um turismo mais responsável, mas, com construções coletivas, podemos chegar lá. Estamos felizes de ver que os destinos estão entendendo cada vez mais o valor e a urgência da sustentabilidade no turismo e motivados por termos o Ministério do Turismo e a Embratur juntos nessa luta”, declarou a nova presidente do MUDA!, Tatiana Paixão.

O MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável foi fundado em 2018 com o objetivo de difundir e fortalecer o turismo consciente e posicionar o país internacionalmente como um destino que promove o turismo sustentável. Pautado pelos princípios do Turismo Responsável e do associativismo, o MUDA! se consolidou como uma associação que reúne profissionais do turismo, agências e operadoras, hospedagens, destinos, projetos de turismo de base comunitária, consultores e iniciativas atreladas à cadeia produtiva do turismo que acreditam no poder coletivo para promover mudanças significativas no setor de viagens.