A 28º edição da Expo Turismo Paraná começou com clima positivo

Começou ontemm, 07 de março, a Expo Turismo Paraná, evento anual organizado e promovido pela Associação Brasileira de Viagens do Paraná (ABAV-PR), que marca em 2024 a sua 28ª edição. A solenidade de abertura foi marcada pelo prestígio de autoridades do trade turístico, do Paraná, de Curitiba e de outras localidades e instituições.

Além do presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho, estiveram presentes o vice-governador do Paraná e Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana;  o Prefeito de Curitiba, Sr. Rafael Greca; o Secretário de Estado das Cidades do Paraná e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o Secretário de Turismo do Estado do Paraná, Márcio Nunes; o Diretor Superintendente do SEBRAE PR, Vitor Tioqueta; a  Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; a Presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Gislaine Queiroz.

 A cerimônia começou com uma menção ao Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje (08). Tatiana Turra foi convidada pelo presidente da ABAV-Pr para passar uma mensagem para o público presente e falou: “Quando falamos todas as mulheres do turismo, representamos mais de 50% dos cargos do setor de turismo. Temos um papel fundamental na decisão das viagens, e parabenizo a todas, uma saudação especial as minhas amigas de trajetória. Conceito de uma cidade que é inteligente e educadora, então isso me enche de orgulho‘’.

Ela e outras três mulheres receberam flores da Associação, simbolizando as causas femininas e marcando a data: além da presidente do Instituto Municipal de Turismo, foram homenageadas a coordenadora de turismo do SEBRAE-PR, Patrícia Albanez; a presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Gislaine Queiroz; e a agente de viagens e vice-presidente da ABAV-PR, Adriani Nichele.

Em seu discurso, Rigon ressaltou o bom momento do Turismo, com a retomada do setor e a força das políticas públicas do Estado e de Curitiba. “Só no último ano, em 2023, o Turismo no Paraná teve papel preponderante para o crescimento do setor de serviços. O IBGE ressalta o papel dos agentes de viagens e do nosso Turismo como motores da economia, no segmento! Tivemos o terceiro maior crescimento do país, superior à média nacional e seguimos com métricas positivas ano a ano”, disse ele, mencionando a inclusão do Paraná na rota de cruzeiros marítimos e também o título mais recente de Curitiba, como o destino mais inteligente do mundo.

Como represente do presidente da Fecomércio Paraná, o vice-presidente da Fecomércio, Paulo Cesar Nauiack parabenizou o Presidente da ABAV-PR: ’’João Alceu Rigon, parabéns pelo protagonismo, força e intenção em realizar esse evento. Que alegria estar em mais um evento de turismo e poder nesse momento de abertura comemorar os resultados de turismo no Paraná, promovendo ações, cada vez mais, queremos ampliar o mercado de turismo, no qual são mais de 160 mil empresas da cadeia de turismo no estado do Paraná’’.

O Secretário de Estado das Cidades do Paraná e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, enalteceu o Turismo no Paraná: ‘’O Turismo do Paraná está muito forte, nunca vi um verão tão bom e um ambiente tão feliz’’. Citou também a importância da geração de emprego através do trade turístico: ‘’acredito muito no turismo, nessa indústria que gera emprego e renda, onde as pessoas estão consumindo, gerando e gastando’’.

O Secretário de Turismo do Estado do Paraná, Márcio Nunes, trouxe a importância do crescimento do Turismo no estado do Paraná: ‘’O Estado cresceu 7,8 %, três vezes mais que o Brasil. O turismo do Paraná, 10%, ou seja, foi o Estado que mais cresceu. Isso mostra que estamos no caminho certo no Paraná. No qual o segundo o IBGE gerou esse ano 9 mil empregos no Paraná’’.

O Prefeito da cidade de Curitiba Rafael Greca ressaltou a importância de eventos de Turismo. “Queremos avançar cada vez mais e o que temos já nos rendeu pelo sucesso de Natal, linha turismo de Curitiba. E frisou que o foco é ‘’fomentar cada vez mais o turismo, inspirar e inventar o turismo de forma inteligente’’. Rafael Greca também divulgou a inauguração do Hiper visor Urbano, potencializando o título de Cidade Inteligente. ‘’O aplicativo foi inaugurado na semana passada e, com isso, é possível ver as imagens das câmeras de segurança que protegem cidade. É um big data, que usa os dados de maneira inteligente, protegendo o centro inteiro da cidade, essa é visão sustentável do turismo’’.

Também estiveram presentes: secretário de turismo de Rondônia, Gilvan Pereira; presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak; cônsul geral do Paraguai, Celso Riquelme; Sara Veloso de Aponte, consulesa geral do Paraguai; Maria Amarilla, embaixadora geral do Paraguai; presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba e Região Metropolitana e Litoral – SEHA-PR, Jonel Chede; presidente da Adetur Litoral, Nelson Cotovicz Filho; presidente da Abrajet Paraná, Jean Feder; presidente da Abrajet SC, Maely Silva; presidente do Sindetur-PR, Onésimo Santos de Anunciação; presidente do Simaco PR, Ademilson Milani; presidente do Comtur – Fopz do Iguaçu, Paulo Angeli; diretor regional do SESC Paraná, Carlos Alberto de Sotti Lopes; o diretor de promoção, inovação e inteligência turística da Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, Fabio Skraba; entre outras autoridades.

A Expo Turismo Paraná conta com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fecomércio Paraná e Itaipu Binacional e, diante desta representatividade e do potencial para negócios, é considerado com o melhor evento B2B do Turismo do sul do Brasil. O evento tem caráter múltiplo e é exclusivo para quem trabalha com turismo. O visitante tem acesso a uma feira de exposições, que contempla todos os segmentos do Turismo.